IRPF 2019 → Restituição e Consulta – (Saiba quem deve Declarar)

Todo ano chega o momento de realizar a sua declaração IRPF 2019, onde todos tem a obrigação de declarar tudo direitinho. Como existem muitas pessoas que não sabem como funciona os procedimentos e como devem agir nessa hora, isso tudo vamos falar aqui nesse artigo para você não cair na “malha fina”.

Se você ainda tem algumas dúvida fique atento em nossas dicas de como se antecipar na sua declaração e posteriormente receber sua restituição do imposto de renda.

A seguir fique por dentro das informações e mudanças mais atualizadas sobre o Imposto de Renda 2019. Confira já!

IRPF 2019

O imposto de renda foi criado no ano de 1922 por uma lei criada pelo governo com onde os rendimento obtidos durante o ano de pessoas físicas e jurídicas. Com isso, rigorosamente seguindo uma regulamentação que é administrada e totalmente fiscalizada pelo órgão da Receita Federal.

IRPF 2019

O imposto cobrado sofre modificações entre as pessoas pois o valor é estipulado através da renda de cada um, onde quem ganha menos paga menos e aos que ganham mais deverá pagar um valor a mais do imposto. Isso tudo é levado em conta o ganho como salário, alugueis e outros ganhos.

Todo ano uma boa quantidade de pessoas realizam uma declaração que comparava os rendimentos chamada de DIRPF, onde a apresentação dessa declaração é obrigatório para aqueles trabalhadores que tenham superado o rendimento do valor minimo que é definido pelo Governo Federal.

As pessoas que fizeram a declaração IRPF com o valor maior do que o calculado tem direito a receber a restituição IRPF 2019, que é depositado direto na sua conta em determinados lotes que a Receita Federal paga.

Quem deve declarar

Para sabermos quem deve declarar IRPF 2019, a Receita Federal criou algumas regras para que o contribuinte saiba como proceder. Veja a seguir quais são eles:


01. No ano anterior quem recebeu, rendimentos tributáveis que somaram mais de R$ 28.559,70. Qualquer rendimentos relacionados a trabalho, aluguéis, pensões e benefícios se encaixam nesse padrão;


02. Quem possuía no ano passado, imóveis, veículos e outros bens acima do valor de 300 mil;


03. Obteve ganho de capital na venda de imóveis, veículos e outros bens sujeitos ao IR;


04. Pessoas que teve receita bruta de atividade rural superior a R$ 142.798,50;


05. Optou pela isenção do IRPF sobre ganho de capital obtido na venda de imóvel residencial ao usar o dinheiro integramente na compra de outro imóvel no país, no prazo de 4 meses da celebração do contrato de venda;


06. Quem teve operações em bolsas de valores, de mercadorias e de títulos futuros, ou obteve ganho de capital com esses investimentos no ano passado.


A seguir continue lendo mais sobre o IRPF e veja como declarar o Imposte de Renda 2019.

Declaração

Agora vamos ensinar a realizar a sua declaração IRPF 2019 sem precisar para alguém fazer para você. É importante que você preste bastante atenção para não errar em nenhuma informação na hora de realizar a declaração.

Veja a seguir o passo à passo:

IRPF 2019


Passo 1. Acesse a página Idg.receita.fazenda.gov.br e clique na opção de download correspondente ao seu sistema operacional;


Passo 2. Quando o download for concluído, instale o programa. Espere alguns segundos até que tudo esteja ok. Depois que o programa foi instalado, clique duas vezes para abrir;


Passo 3. Depois que o programa for aberto, preencha o documento com todas as informações referentes aos seus rendimentos tributáveis do ano passado, quando tudo estiver preenchido, clique em “Declaração” e depois em “Gravar Declaração para Entrega à RFB”;


Passo 4. Clique na declaração que deseja enviar e pronto! Agora você poderá imprimir o seu recibo para arquivar caso tenha caído, por engano, na malha fina.


Restituição

IRPF 2019

A restituição IRPF 2019, é um valor pago pela receita federal aos contribuintes que fizeram a declaração com valor a mais e que já estão em dia com o imposto. A restituição imposto de renda é paga em sete lotes entre os meses de junho a dezembro.

Fique bastante atento ao preencher seus dados no momento da declaração, já que a conta bancária cadastrada será a mesma que você irá receber o pagamento da restituição por intermédio da Receita Federal.

Consulta

Para que o contribuinte possa consultar a sua restituição está liberada ele deverá acessar o seite da receita federal e fazer a consulta IRPF 2019 através do passo à passo a seguir:

IRPF 2019

  • http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/cidadao/irpf/2017/restituicao;
  • Insira seu CPF;
  • Selecione o ano;
  • Coloque a data de nascimento;
  • Digite o código de segurança;
  • Clique em “Consultar”.

Agora que já esclarecemos todas as suas dúvidas sobre o IRPF 2019, não esqueça de deixar um comentário sobre o nosso conteúdo escrito. Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *